Barco é uma pitoresca e bucólica Aldeia no sopé da serra, localiza-se na União de freguesia de Barco e Coutada, no Concelho da Covilhã, situa-se a 20 Km da Covilhã, ocupa uma área de 10,98 Km2, encaixada entre a Serra da Estrela, Serra da Argemela e a Serra da Gardunha, confinante com o rio Zêzere, no extremo sudeste de Castelo Branco e confinante com o limite do Concelho do Fundão.

Existe vida humana desde, pelo menos, desde a época romana.

No monte da Argemela, separado da povoação pelo rio Zêzere, encontram-se restos de muros, que terão pertencido a um acampamento romano.

Segundo a tradição este acampamento teria sido construído por um pró-consul romano para defesa contra o Viriato.

Além da riqueza mineral do subsolo, é de acrescentar a riqueza em recursos hídricos e agrícolas, cujos terrenos conquistados ao rio, são férteis e produzem essencialmente milho, feijão, azeite e centeio.

Quase todos os terrenos de cultivo se situam nas margens do rio Zêzere, delimitados com muros de pedra perpendiculares ao rio que caracterizam a paisagem.

Tem uma função muito específica e bem estruturada: é com estes muros que se sustentam e fixam os solos férteis trazidos pelas cheias do rio.