O Instituto do Turismo de Portugal aprovou a candidatura apresentada pelas Câmaras do Fundão e da Covilhã, no valor total em conjunto de 1 milhão de euros, sendo assegurado um financiamento superior a 60%, para a requalificação de grande parte das estruturas do Couto Mineiro, no âmbito da criação de um Pacote Turístico Mineiro, no sentido de valorizar esta região de “baixa densidade”, e transformando os aspetos negativos da exploração mineira em aspetos positivos e por se tratar de um projeto “inovador e diferenciador”.
A candidatura prevê ser criado de um Centro Interpretativo da Mina e do Mineiro que irá nascer no edifício da antiga cantina dos mineiros na Barroca Grande.
A criação de uma sala Multimédia no mesmo edifício onde será contada a história da Mina.
A criação de uma Rota Turística em S. Jorge da Beira, a “Rota do Mineiro e do Saltipilha”.
A criação da Rota Turística na freguesia do Barco na zona da Argemela e a “Rota da Mina do Alemão”.
Criação de um Site para mais facilmente “vender e Promover” o Pacote Turístico junto do mercado Nacional e Internacional.
Já existe a “Rota dos Mineiros”, uma parceria Nacional e Internacional com outras minas, nomeadamente a nível Nacional a mina da Borralha, Vale das Gatas, Rio de Frade Regoufe, Chãs e ao nível Internacional várias minas em Espanha (Galiza), França, Inglaterra, Alemanha, Áustria, República Checa.