O empreendimento – Quinta das Minas da Recheira – tem a honra, o prazer e o privilégio de anunciar e divulgar a estreia oficial da série “A Espia” no dia 8 de Abril de 2020 às 21h00 na RTP1, onde foram filmadas as cenas na Mina do Alemão.
Veja o trailer oficial.
É com enorme orgulho, honra e com um elevado potencial de desenvolvimento local e para a região, que anunciamos que foram efetuadas filmagens na Mina do Alemão, designação popular das Minas da Recheira, que são parte integrante do Empreendimento da Quinta das Minas da Recheira, localizado em Barco – Covilhã, cujas filmagens aparecem na série “A Espia” (Twenty-Four Land, em inglês) que é uma das mais ambiciosas séries de produção nacional, de Drama / Espionagem, com 8 episódios, que irá para o ar em principio em março/abril de 2020, filmada na Península Ibérica, em várias cidades de Portugal e Espanha (Barco – Covilhã, Viana do Castelo, Coimbra, Porto, Anadia, entre outras).
O modelo segue uma narrativa com base histórica, adaptando situações e circunstâncias reais com um dramatismo ficcional original, criando um conteúdo dinâmico que pode apelar a vários públicos. A acção passa-se entre 1939 e 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, num Portugal, país pacífico junto ao mar, que mantém uma posição neutra duvidosa, que não toma posição por nenhuma das potências, mas que acolhe refugiados e figuras de destaque. Com a Europa em tumulto, completamente dilacerada, Portugal torna-se um ponto estratégico, que atrai ambos os lados beligerantes, fazendo com que Lisboa se torne o palco perfeito para os espiões. É sob esse ambiente de intriga e suspeita que a série de oito episódios acontece. Quando em 1942 é emitido um anúncio pelos Aliados afirmando que todo o ouro com o emblema nazista seria considerado roubo, Portugal, que recebe este ouro como pagamento pela sua exportação, tem de encontrar novas formas de deixar este ouro entrar no país.
Portugal será um caso único, onde Diplomatas de ambos os lados frequentam os mesmos locais. Este será o terreno fértil para intrigas, segredos, paixões e traições, tudo acompanhado pelo glamour da época.
Trata-se de uma das mais ambiciosas séries de produção nacional e que a RTP1 vai exibir no início do próximo ano de 2020.
O guião e argumento escrito por José de Pina, Rui Cardoso Martins, Raquel Palermo, Cláudia Clemente, Martim Baginha, Pablo Iraola, conta a história de uma agente secreta dupla, num país onde as luzes nunca se apagam, que fosse por dinheiro, por chantagem, por ideologia ou por… amor, uma mulher da alta sociedade, desejosa de deixar para trás uma vida ociosa na sombra do marido, um empresário de café recém-instalado em Timor, e quer mostrar todas as suas capacidades, agora que o sogro adoece, nomeia-a para chefiar a empresa de transporte internacional da família, sendo recrutada, juntamente com a sua melhor amiga, para a Rede Shell, liderada pelo Major Jack Beevor, para espiar ao serviço dos Aliados, estando disposta a tudo para salvar a sua pátria de uma invasão estrangeira, que além de espiar a favor dos Aliados, ajudando as forças do Eixo durante o conflito armado e também espia para os nazis, vivendo uma espécie de vida dupla e agente dupla, muito perigosa, interpretada pela famosa atriz internacional Daniela Ruah, que vestirá a pele de Maria João Mascarenhas, fotógrafa, a sua melhor amiga é interpretada pela famosa atriz Maria João Bastos, que será Rose Lawson, duas espias que operam em Portugal, contra o regime nazi.
Dirigindo uma empresa estratégica que controla as rotas navais atlânticas e a exportação de volfrâmio para potências beligerantes, Maria João Mascarenhas ocupa uma posição chave de alto valor, sendo fundamental para partilhar informações sobre pessoas que fogem para a América.
Além disso, ela é ambiciosa, idealista e sedutora. Ela parece ser a espia perfeita. Mas a sua missão de alto risco, será controlar e seduzir, um sofisticado, enigmático e misterioso engenheiro de minas alemão, Siegfried, que conhece na empresa, testará a regra de ouro da espionagem: neste complexo esquema de vida dupla, nada, nem ninguém são o que parecem, começando com os sentimentos e emoções do outro e cedo descobre que este também sabe os seus segredos. Nasce assim uma relação de forças opostas, tal como as da guerra, que paira no imaginário português sem nunca verdadeiramente chegar. Esta é “A ESPIA”!
O elenco de luxo conta também com os atores principais Diogo Morgado, Lúcia Moniz, Marco d’Almeida, Pedro Lamares, António Capelo, Adriano Luz e Adriano Carvalho
A série tem realização de Jorge Paixão da Costa, conhecido, mais recentemente, pelo filme “Soldado Milhões”.
Sendo que é uma produção da própria RTP1 em parceria com a Ukbar Filmes. A série foi apresentada no Drama Producer’s Pitch, evento decorre em Cannes e está inserido no Cannes Drama Creative Forum, trata-se da primeira vez que uma série portuguesa é escolhida para participar e foi escolhida entre 376 projetos submetidos por 41 países, para ser apresentada em Cannes, em França e a produção ganhou financiamento, ajuda na produção e distribuição internacional.